11 Formas de Evitar a Inadimplência nas Clínicas Médicas
Em 2022, 4 em cada 10 brasileiros adultos (38,45%) estavam inadimplentes. Isso soma mais de 65 milhões de pessoas.
A inadimplência nas clínicas médicas pode ser muito prejudicial, pois significa falta de retorno ao caixa dos investimentos realizados para o atendimento ao cliente.
Uma clínica médica ou odontológica tem custos substanciais em equipamentos, materiais, instrumentos, manutenção e obrigações trabalhistas e fiscais.
Se essa situação tem sido frequente no seu negócio, continue a leitura e saiba como resolver.
Quais são as principais causas da inadimplência nas clínicas médicas e odontológicas?
Nem todos os pacientes possuem planos de saúde. Já alguns, não cobrem determinados exames, procedimentos ou cuidados. Assim, é comum que as clínicas ofereçam diferentes opções de pagamento.
O ponto elementar e tal situação é deixar claro ao paciente que determinado atendimento ou procedimento se dará de forma “particular”, ou seja, totalmente desvinculado da cobertura de plano de saúde.
Trata-se de relação de consumo anexada ao Código de Defesa do Consumidor que indica a necessidade de informação prévia de tudo que envolverá o tratamento que será disponibilizado ao paciente.
Ultrapassada tal questão, a prestadora do serviço médico ou odontológico pode oferecer opções como parcelamento no cartão ou parcelamento recorrente inteligente que desconta o valor mensalmente sem comprometer o limite do cartão. Somem-se a isso outras opções como parcelamento através de boletos, carnês ou opções de depósitos mensais.
Principais razões para inadimplência
Diversas situações que levam à inadimplência nas clínicas médicas são exteriores ao inadimplente, como o caso de se encontrar desempregado ou as dificuldades econômicas agravadas pela pandemia de Covid-19.
No entanto, dentre as causas mais comuns para essa situação, destacam-se:
- Desemprego;
- Crise econômica;
- Diminuição da renda pessoal ou familiar;
- Falta de educação financeira;
- Ausência de um planejamento financeiro;
- Atrasos no salário;
- Alta dos juros;
- Endividamento com bancos e cartões de créditos;
- Falta de organização com os vencimentos;
- Esquecimentos;
- Perfil de mau pagador.
Melhores práticas para redução da inadimplência nas clínicas e consultórios
Agora que você já conhece as principais causas e os perfis mais comuns de devedores, confira a seguir as melhores práticas para lidar com a situação de inadimplência nas clínicas médicas.
1- Pratique uma boa gestão financeira
Administrar um negócio não é uma tarefa fácil. Embora o foco de cada clínica seja o atendimento e a saúde do paciente, a gestão não pode ser ignorada.
2- Terceirize o que for necessário
Às vezes é necessário contar com o apoio de outras empresas ou prestadores de serviços para dar o suporte necessário ao negócio, como contadores e advogados. Isso garante mais segurança e agilidade de processos.
3- Tenha um contrato de serviços bem especificado para cada cliente
Elabore um contrato detalhando todos os serviços prestados, valores, formas de pagamento, direitos e obrigações do cliente. O contrato é uma garantia para ambas as partes assinantes.
4- Seja organizado com seus contratos, informações de clientes e finanças
Organize muito bem a base de dados e arquivos dos clientes e das finanças. Tenha todas as informações bem anotadas e guardadas.
5- Faça uso de bons softwares
Programas de computador são ótimos aliados. Com eles é possível realizar atividades de agendamento, registros médicos, controles financeiros e armazenamento de informações de clientes e pacientes.
Há até softwares que analisam o crédito do paciente e caso se oferte uma forma de pagamento no crediário, por recorrência ou boleto.
6- Use um bom banco de dados com informações do cliente
Salve o máximo de informações que puder do seu cliente. Por exemplo, peça um telefone para recados. Caso uma cobrança seja necessária, você terá esse número em seus arquivos.
7- Utilize um sistema de alerta de vencimento
Muitos clientes não pagam porque se esquecem do dia do vencimento. Nesse caso, sempre é bom enviar um lembrete. Pode ser abrindo um chatbot no Whatsapp, ou ainda, por alguns softwares que enviam o lembrete automaticamente.
8- Ofereça diferentes formas de pagamento
Muitos clientes deixam de pagar porque a data de vencimento vem antes do dia marcado para o atendimento. Liberar o cliente do pagamento presencial pode ser uma forma eficaz de mantê-lo com as obrigações em dia. Nesse caso, oferecer opções como pix ou débito on-line podem ajudar.
9- Proponha descontos vinculados ao vencimento
Ofereça porcentagens de descontos caso o pagamento ocorra até a data do vencimento. Essa é uma boa forma de estimular o cliente a pagar sua obrigação no dia. Só mantenha a atenção de não comprometer os valores necessários para o serviço.
10- Estabeleça uma melhor data de vencimento
Quanto mais próximo da data em que o cliente recebe seu salário, maiores são as chances de não ocorrerem esquecimentos ou falta de recursos por parte do cliente.
11 – Mantenha uma boa conversa e um bom relacionamento com o cliente
Nenhum cliente deve ser abordado de forma agressiva ou impaciente. Muitos estão em momentos de urgência, fragilidade ou extrema necessidade, exigindo muita empatia ao serem atendidos.
Ainda há pessoas que não conhecem as opções de pagamentos on-line ou por cartão de crédito. Será preciso compreensão para que se possa manter um bom relacionamento.
Ao oferecer opções de pagamento é preciso agir de forma que o cliente não se sinta pressionado ou intimidado.
Como agir quando ocorre a inadimplência?
Até aqui você já viu como prevenir a inadimplência nas clínicas médicas, mas o que fazer quando o número de devedores já está alto? Saiba abaixo.
Conheça as causas da inadimplência
Procure saber qual foi o motivo que levou o cliente a não cumprir com sua obrigação. Cada situação precisa ser analisada para tomar a melhor ação.
Negocie de modo estratégico e sem abrir mão do valor
Cobranças e negociações muitas vezes causam sérios desgastes aos gestores. Isso tem levado muitos prestadores de serviços a acreditar que receber qualquer quantia é melhor do que não receber nada.
Então, é indicado que a negociação seja feita de forma estratégica. Com ampliação de número de parcelas, redefinição de taxas de juros, e até descontos dentro da faixa que não afeta o valor dos serviços prestados.
Possua uma equipe preparada para lidar com o inadimplente
É preciso cordialidade ao abordar e cobrar o cliente. Por exemplo, um devedor ocasional sente-se ofendido quando cobrado, já que ele não se reconhece como um inadimplente.
Ele é organizado com suas finanças e não aceita ser lembrado de sua falha. Por isso é preciso saber lidar com cada tipo de inadimplente e abordá-lo de forma correta.
Realize uma cobrança humanizada
É preciso ser firme ao cobrar um cliente, mas também deve ter flexibilidade, empatia e reconhecer as diferentes situações e as necessidades que levaram à inadimplência.
Contrate um apoio jurídico
Contar com advogados especialistas em finanças ou direitos do consumidor pode ser muito útil ao oferecer suporte às finanças da empresa. Com o apoio jurídico, as regras e parâmetros para negociação e cobrança podem ser claramente definidos, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Como o apoio de um escritório Jurídico pode contribuir para evitar esse problema?
Um gestor dificilmente dará conta de todas as partes da administração de sua clínica sozinho. Contar com o apoio de um escritório jurídico pode ajudar a ter maior garantia sobre as ações realizadas desde antes de surgir uma situação de inadimplência.
Ao elaborar um contrato de prestação de serviços é interessante contratar o suporte de advogados especialistas em direito do consumidor. Eles saberão como redigir um texto que atenda às necessidades e garantias legais tanto do prestador, quanto do contratante.
E, caso a inadimplência ainda ocorra, os gestores podem recorrer a protestos extrajudiciais.
Essa é uma forma mais rápida de cobrança de dívidas. Nesse caso os credores, representados por advogados, solicitam a cobrança de dívidas a um tabelião de protesto, localizado em qualquer cartório da cidade.
Feita a solicitação, o devedor será intimado a pagar a dívida por meio de uma guia de recolhimento. Caso o pagamento não seja efetuado, a conta e o crédito do inadimplente ficarão paralisados.
Antes de qualquer coisa, uma clínica médica ou odontológica é uma empresa. Ela precisa gerar receita para que possa continuar existindo e pagar o salário de todos que dependem dela.
Considerações finais
Agora que você conhece as melhores práticas para evitar a inadimplência, confira outros desafios enfrentados por clínicas médicas e como enfrentá-los: clique aqui!